Skip to content
URGÊNCIAS 24H

As ratazanas, também conhecidas como ratos-de-esgoto ou ratos-noruegueses, são roedores de grande porte que representam sérios riscos para a saúde pública. Devido à facilidade que têm de se infiltrar em ambientes interiores de residências e espaços comerciais, podem contaminar alimentos e causar danos estruturais significativos ao roerem cabos e fios elétricos, canos e materiais isolantes.

Comportamento e atividade das ratazanas

As ratazanas são roedores noturnos, altura em que há menos risco de serem detetadas. São extremamente adaptáveis e têm um forte instinto de sobrevivência, o que lhes permite viver em ambientes urbanos. Normalmente, habitam em áreas húmidas e escuras, como esgotos, caves e em redor de edifícios. Estes roedores são altamente territoriais, vivendo em colónias com hierarquias bem definidas. Além disso, têm uma excelente capacidade de escavar e são conhecidos pela sua habilidade de roer diversos materiais, podendo causar danos consideráveis em todo o tipo de estruturas e instalações elétricas. 

Ciclo de vida das ratazanas

As ratazanas, tal como os ratos, são mamíferos vivíparos.  Após um período de gestação de cerca de 21 a 24 dias, a fêmea dá à luz entre 6 a 12 crias por ninhada. As crias são amamentadas pela mãe e crescem rapidamente, atingindo a maturidade sexual em cerca de 2 a 3 meses. Uma fêmea pode ter várias ninhadas por ano, o que permite à população de ratazanas crescer exponencialmente se não for controlada. As ratazanas vivem em média entre 9 a 18 meses. Em condições favoráveis, podem viver mais tempo.

As ratazanas são perigosas para a saúde pública?

Sim. As ratazanas representam um risco significativo para a saúde pública, devido à sua capacidade de transmitir doenças graves, entre elas: leptospirose, tifo murino e salmonelose. O contágio pode ocorrer por contacto direto através de uma mordidela, ou indireto por consumo de alimentos ou água contaminada, que tenha estado em contacto direto com os roedores, urina ou excrementos. Este contacto é mais frequente em zonas urbanas, onde o risco de surtos de doenças aumenta significativamente. 

Hábitos das ratazanas

As ratazanas têm uma alimentação omnívora, com preferência por grãos, fruta, vegetais, cereais e nozes, restos de comida e lixo. A sua natureza territorial e social leva-as a viver em grupos organizados, com hierarquias que determinam o acesso a alimentos e abrigo. Estes hábitos, combinados com sua rápida reprodução, fazem das ratazanas uma praga persistente e difícil de controlar especialmente em áreas urbanas. 

Controlo digital de ratazanas

A Telepragas dispõe de sistemas inovadores e 100% eficazes que permitem uma monitorização permanente e um controlo digital de ratazanas feito à distância. Para além de assegurar um tratamento mais eficaz no combate às pragas, este método também evita inspeções dispendiosas e reduz os movimentos frequentes dos técnicos.

Como eliminar as ratazanas?

A Telepragas presta um serviço profissional de controlo de ratazanas para residências e empresas realizado por técnicos qualificados. Uma desinfeção completa e especializada garante a eliminação de todos os roedores e mantém os seus espaços limpos, saudáveis e livres de pragas.

Back To Top