Os ratos representam um sério perigo para a saúde humana, pois podem ser transmissores de várias doenças, como a leptospirose, a salmonelose e a febre tifoide, as quais podem ser transmitidas através da urina, fezes e saliva.
Além disso, os ratos podem também contaminar alimentos e superfícies com bactérias e vírus, colocando em risco a segurança alimentar, podendo, desta forma, comprometer o trabalho das indústrias agropecuárias e causar danos estruturais e financeiros significativos.
Desta forma, é crucial adotar medidas eficazes de controlo e prevenção para manter estes roedores afastados de qualquer residência ao local de trabalho.
Principais doenças transmitidas pelos ratos
Salmonelose
- Provocada por bactérias do género Salmonella.
- A transmissão ocorre através do consumo de alimentos ou água contaminados por fezes de ratos.
- Os sintomas incluem febre, diarreia, dor abdominal, cólicas e vómitos.
Febre Tifoide
- Provocada pela bactéria Salmonella typhi.
- A transmissão ocorre através da ingestão de alimentos ou água contaminados com fezes de pessoas infetadas, sendo pouco provável ser transmitida por ratazanas, a não ser que estas entrem em contacto direto com as fezes humanas, por exemplo, em sistemas de esgotos.
- Os sintomas incluem febre alta e persistente, dor abdominal e mal-estar geral, erupções cutâneas (manchas rosadas no tronco), diarreia ou prisão de ventre.
- Leptospirose
- Causada pela bactéria Leptospira.
- A transmissão ocorre através do contacto com água, solo ou alimentos contaminados pela urina de ratos.
- Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, dores musculares, vómitos e, em casos graves, pode causar danos nos rins e no fígado.
Como eliminar os ratos?
A Telepragas presta um serviço profissional de controlo de ratos para residências e empresas realizado por técnicos qualificados. Uma desinfeção completa e especializada garante a eliminação destes roedores e mantém os seus espaços limpos, saudáveis e livres de pragas.